AFA - Soluções Intelegentes
Qual seu segmento?
Escolha aqui... Segmento

blog AFA


29
MAI

Entenda o significado das siglas mais comuns do meio fiscal.
29 de Maio de 2018
Entenda o significado das siglas mais comuns do meio fiscal.

O primeiro contato com a área fiscal pode não ser muito simples. Além das questões técnicas que envolvem documentações e processos vistos junto ao seu escritório de contabilidade e o seu sistema de emissão de notas, existem inúmeras siglas e nomenclaturas que podem se tornar confusas. 



Para te ajudar a entender e se familiarizar com esses termos, separamos alguns dos mais importantes e explicamos a seguir um pouco sobre cada um. 



 SAT – Sistema Autenticador e Transmissor de Cupons Fiscais Eletrônicos (CF-e) 

O equipamento SAT, é uma tecnologia optada pelo estado de São Paulo. Este equipamento que fica ligado no computador,  documenta, de forma eletrônica, suas operações comerciais. O SAT gera e autentica os CF-e-SAT (Cupons Fiscais Eletrônicos) e os transmite automática e periodicamente, via internet, à Secretaria da Fazenda. 



NF-e  e NF-e 4.0 - Nota Fiscal Eletrônica

É um documento emitido e armazenado eletronicamente, para documentar operações de compra e venda, sua validade é garantida pela assinatura digital do emissor da nota (token). Um grande benefício da NF-e, é a velocidade de transmissão da informação, com a simplificação do processo.  

A NF-e 4.0 é uma atualização da NF-e que apresenta mudanças principalmente no layout da nota.  A nova versão já está implementada no estado do Paraná  e a partir do mês de julho de 2018, o modelo mais antigo será desativado. 



A principal diferença entre o SAT e a NF-e é que o primeiro não precisa necessariamente de acesso a internet o tempo todo, devido a sua capacidade de armazenar informações localmente e enviar periodicamente para o fisco, de forma automática. 



NFC-e – Nota Fiscal ao Consumidor Eletrônica 

É um documento fiscal eletrônico emitido para o consumidor final, para oferecer maior agilidade no repasse das informações fiscais e desta forma, facilitar a fiscalização e o combate à sonegação.  Este modelo foi optado pela maioria dos Estados da Federação.  



NFS-e – Nota Fiscal de Serviços Eletrônica 

É um documento fiscal obrigatório para operações relativas à prestação de serviços. É obrigatória em casos de compra e venda de serviços de contabilidade, por exemplo. 



SPED – Sistema Público de Escrituração Digital 

É o nome dado para o processo de escrituração digital da Receita Federal, com o intuito de receber dos contribuintes todas as informações necessárias para a apuração do ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e IPI (Imposto Sobre Produtos Industrializados).



MDF-e – Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais 

É um documento fiscal eletrônico que substitui todos os arquivos impressos que as empresas que realizam transporte de cargas e mercadorias entre estados precisam entregar na fiscalização. Desta forma, o fiscal consegue realizar a leitura de todos os documentos de uma só vez, basta imprimir o DACTE (Documento Auxiliar do Conhecimento de Transporte Eletrônico), reduzindo o tempo da fiscalização e consequentemente, diminuindo o prazo de entrega.  



CT-e – Conhecimento de Transporte Eletrônico 

É um documento fiscal eletrônico que acompanha a prestação de serviços de transporte. Com o objetivo de identificar o remetente e o destinatário, bem como o trajeto do transporte de carga realizado por qualquer modal – Rodoviário, Ferroviário, Aéreo, Aquaviário e Dutoviário – e tem validade em todo território nacional. 



ECF – Escrituração Contábil Fiscal 

Substituiu a Declaração de Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (DIPJ). Este documento interliga os dados contábeis e fiscais para que as empresas entreguem ao Fisco todas as informações necessárias de uma só vez, melhorando o processo de fiscalização por meio do cruzamento de dados digitais. Atualmente é utilizado somente pelo estado de Santa Catarina.  Um contraponto desde modelo é que ele exige a utilização de uma impressora lacrada, com alto custo de aquisição. 



É importante estar atento ao seu certificado digital, pois a validade dos documentos acima dependem de uma assinatura digital do emissor.



O seu Sistema de Gestão, deve estar integrado as suas operações fiscais, oferecendo uma interface facilitadora da sua relação com todas essas questões. 



Entender e se atualizar sobre temas relativos ao seu negócio, é muito importante.  Continue acompanhando as nossas publicações e receba novidades! 



Entre em contato, tire suas dúvidas e agende uma demonstração.



Contato: (44) 3624-3400


Fonte:

Av. Rio de Janeiro, 4810 - Zona II
87501-370 Umuarama -PR
Facebook
ATENDIMENTO
SEGUNDA A SEXTA 8:00 ÀS 18:00
SÁBADO 8:00 ÀS 12:00
Telefone 44 3624-3400

© Copyright. AFA Soluções Inteligentes. Todos os direitos reservados.

Prestige